quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sensação Termica

Sensação térmica é a sensação que a temperatura provoca, dependendo do grau e de forças externas, como por exemplo o vento, se a temperatura é 16 graus e venta no momento, o vento pode causar uma sensação térmica maior, ou seja, vc vai sentir um frio como se por exemplo de uns 10 graus ou até menos, isso varia da velocidade do vento e vários outros fatores.  Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.

CRIOTERAPIA E TERMOTERAPIA

CRIOTERAPIA



     A crioterapia utiliza-se do frio para o tratamento de disfunções inflamatórias e traumáticas, principalmente agudas, e para diminuição do edema e indução do relaxamento muscular quando o calor superficial não é eficaz. A crioterapia leva à vasoconstrição por aumento da atividade neurovegetativa simpática e por ação direta do frio nos vasos sanguíneos, causando relaxamento muscular e analgesia em decorrência da redução da atividade dos fusos musculares, junção neuromuscular, velocidade de condução dos nervos periféricos e redução da atividade muscular reflexa.
    Para obtenção de efeitos terapêuticos, a temperatura da pele deve cair para aproximadamente 13,8°C, para que ocorra a diminuição ideal do fluxo sanguíneo local e para 14,4°C para que ocorra analgesia.  A redução do edema, que acompanha a aplicação da crioterapia em seguida a uma lesão aguda, pode ser atribuída a vasoconstrição imediata das arteríolas e vênulas, o que reduz a circulação até a área e, portanto, reduz o extravasamento de líquido para o espaço intersticial.
    As contra indicações são: aplicação em áreas anestesiadas, em doentes com alteração do nível de consciência e da cognição, doença de Raynaud, crioglobulinemia, hemoglobinúria paroxística ao frio, insuficiência circulatória periférica e em casos de alergia ou intolerância ao frio.



TERMOTERAPIA

A termoterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substancia ao corpo que resulta no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a termorregulação corporal. É praticada principalmente por fisioterapeutas, já que estes são profissionais que utilizam recursos físicos e naturais para avaliar e tratar seus pacientes. O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que a temperatura seja mantida dentro destes limites, ela é regulada através de mecanismos de aquecimento e resfriamento, ativados pelo cérebro. Estes mecanismos quando ativados aceleram o metabolismo basal e com isso a queima de calorias favorecendo assim o emagrecimento e a diminuição da gordura.


A cidade mais quente do mundo

Al 'Aziziyah, localizada ao norte da Líbia, conta com uma população estimada em cerca de 4 mil habitantes, e em 13 de setembro de 1922 a temperatura de 57,8 °C (135,9 °F) foi registrada na cidade de Al 'Aziziyah, considerada a temperatura mais alta naturalmente alcançada já registrada na superfície da Terra. Vale lembrar que existem controvérsias relacionadas com essa medição e que Al 'Aziziyah disputa o título de local mais quente do mundo com o Vale da Morte, na califórnia, mas não restam dúvidas de que lá é extremamente quente!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

A cidade mais fria do mundo




Yakutsk é uma cidade da Rússia, capital da região da Lacútia, na Sibéria Oriental. Possui 235.600 habitantes e é uma região remota com mais de 1000,000 km² de área. Nesta cidade o frio é tão intenso que os encanamentos devem ficar acima do solo para que a água não congele. Em determinadas épocas, os carros devem ser guardados com os motores ligados pois com o frio extremo, eles podem não voltar a funcionar se desligados.Por isto possui o título de cidade mais fria do mundo. As temperaturas médias anuais são de -21°C. A cidade possui temperaturas muito variadas, tendo verões e invernos longos por torno de quatro meses. No verão atinge entre 0ºC (33ºF) e 25ºC (77ºF), e no inverno entre -40ºC (-42ºF) e -25ºC (-13ºF). Durante o ano, a temperatura começa a cair em Setembro e só voltam a subir em Maio. A média da temperatura no mês de Janeiro é de -36,7 °C sendo que o recorde do mês foi nada mais nada menos que -63 °C.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dilatação termica e seus efeitos


A dilatação térmica é a variação das dimensões de um material, causada pela mudança de temperatura, ou seja, Quando aquecemos um corpo, aumentando sua energia térmica, aumentamos o estado de agitação das moléculas que o compõem. Estas moléculas precisam de mais espaço e acabam se afastando uma das outras aumentando o volume do corpo. A dilatação térmica ocorre não só quando aquecemos um corpo, mas também quando o resfriamos.
há três tipos de dilatação:
Linear: é a variação de comprimento largura ou altura, ou seja, utilizando somente uma dimenção . Ex: Dilatação de fios ou colunas de líquido.
Superficial: é a variação da área, Ex: Dilatação de placas ou chapas de metal.

Volumétrica: Quando levamos em conta a dilatação em volume ou seja, utilizando três dimensões. Ex: Dilatação de gases, sólidos de volume consideravelmente grande, líquido em recipientes, etc.

Efeitos:
a dilatação termica gera alguns porblemas para a engenharia pois sua ação se nao computada pode levar ao desmoronamento de construçoes, invergamento de trilhos de trem, quedas de pontes e etc...

O 0 absoluto

O zero absoluto é, teoricamente, a temperatura mais baixa possível. Seria a temperatura na qual a entropia atingiria seu valor mínimo que, segundo a interpretação clássica, a energia cinética e térmica mutuamente equivalem a zero. As leis da termodinâmica afirmam que o zero absoluto não pode ser alcançado usando apenas meios termodinâmicos. Um sistema em zero absoluto possui a menor quantidade de energia possível, segundo a mecânica quântica.

Sendo assim, O ponto zero de qualquer escala de temperatura termodinâmica, como Kelvin ou Rankine, é fixado no zero absoluto. Por convenção, o zero absoluto é definido como 0 K na escala Kelvin, e como -273,15 °C na escala Celsius. Isso equivale a -459,67 F° na escala Fahrenheit, e R 0 na escala Rankine . Cientistas já atingiram temperaturas muito próximas do zero absoluto (usando lasers e campos magnéticos, eles mantiveram os átomos individuais em um arranjo trançado) .Em temperaturas positivas, os átomos se repelem, tornando a configuração estável, atingindo assim poucos bilionésimos de grau abaixo da marca do zero absoluto.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Termômetro

A ideia partiu de Galileu Galilei em 1592, com tubo invertido cheio de ar e água, criando uma espécie de termômetro no qual a elevação da pressão exterior fazia com que o ar dilatasse e, em consequência, elevava o nível da água dentro do tubo.
Inicialmente não eram muito confiáveis, pois permitiam que fatores externos influenciassem na medição de temperatura. Os instrumentos eram abertos por isto a pressão influenciava muito em suas medidas. Os termômetros eram fabricados com base na dilatação, com preferência nos materiais com elevado coeficiente de dilatação, assim com o aumento da temperatura, mesmo sendo pequena, sua variação no comprimento era facilmente visível.

Escala Celsius
É a escala usada no Brasil e na maior parte dos países, oficializada em 1742 pelo astrônomo e físico sueco Anders Celsius (1701-1744). Na escala Celsius o ponto de gelo é 0 e o ponto de vapor é 100. Nessa escala, o intervalo entre os pontos fixos é dividido em 100 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 grau


Escala Fahrenheit

Outra escala bastante utilizada, principalmente nos países de língua inglesa, criada em 1708 pelo físico alemão Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), tendo como ponto de gelo é 32 e o ponto de vapor é 212. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos fixos é dividido em 180 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 grau fahrenheit (1°F). 

Escala Kelvin

Também conhecida como escala absoluta, foi verificada pelo físico inglês William Thompson (1824-1907), também conhecido como Lorde Kelvin. Na escala Kelvin o ponto de gelo é 273 e o ponto de vapor é 373. Nessa escala, o intervalo entre os dois pontos é dividido em 100 partes iguais, sendo que cada divisão corresponde a 1 kelvin (1k). Por convenção, não se usa "grau" para esta escala, ou seja 0 K, lê-se zero kelvin e não zero grau kelvin.


Réaumur

A escala Réaumur (símbolo: °Ré, °Re, °R) é uma escala de temperatura concebida em 1731, pelo físico francês Réne-Antoine Réaumur (1683-1757). Seus pontos fixos são : o ponto de congelamento da água (zero grau) e o seu ponto de ebulição ( 80 graus).  Assim, a unidade desta escala, o grau Réaumur, vale 4/5 de 1 grau Celsius e tem o mesmo zero que o grau Celsius.